quinta-feira, 29 de março de 2007

Combate Barreirinha x Real Madrid

Baseado nos quadrinhos de Frank Miller e com Rodrigo Santoro no elenco, 300 chega nesta sexta-feira aos cinemas de todo o País

Na Esparta remanescente do Império Grego, todos os homens eram criados como iguais. Na Esparta do filme, e dos quadrinhos, 300 são selecionados para se defenderem bravamente, até a morte, do milionário exército persa. Em 300, o rei espartano Leônidas, interpretado por Gerard Butler, não fica nada feliz com a mensagem de um emissário persa: além de este lhe apresentar as caveiras dos reis conquistados, desacata a sua mulher e promete que, se o monarca não tomar cuidado, as poucas palavras que proferiu serão suas últimas. O rei não gosta mesmo e manda o emissário e os seus guardas desfiladeiro abaixo.

Sem a aprovação do oráculo, o espartano leva seus melhores homens a um local com poucos acessos para aguardar o exército de Xerxes - um ser bizarro, gigante e andrógino, interpretado por Rodrigo Santoro que, ao menos, consegue passar a insegurança de um personagem humano que tem que aparentar ser um deus. Nas cenas de batalha – boa parte em câmera lenta - rolam cabeças, membros e milhares de litros de sangue.

Em duas semanas em cartaz nos EUA, a bilheteria mostra um grande sucesso de público: US$ 129 milhões. O diretor, Zack Snyder - da refilmagem de A madrugada dos mortos -, teve a colaboração do autor dos quadrinhos e produtor do longa, Frank Miller. Snyder optou por gravar o filme todo em estúdio: as cenas foram feitas com fundo azul e trabalhadas digitalmente. Já a fotografia, granulada como a dos filmes de Iñárritu (de Babel) e forçosamente épica, traz, na sua irregularidade, um clima bastante artificial para o filme.

Numa das inúmeras batalhas, Dilios (David Wenham) perde um de seus olhos, ao que ele exclama: "Graças aos deuses eu nasci com um de sobra". Se o espectador encarar a frase (e o filme) como diversão descompromissada, corre o risco de sair das salas de cinema feliz. Do contrário, se quiser levar a película a sério - como, inclusive, ela mesma o faz -, vai sair bastante desapontado.



FOTOS (divulgação):
1ª - Os 300 soldados do rei Leônidas enfrentam o exército de um milhão de homens do bizarro Xerxes, interpretado pelo brasileiro Rodrigo Santoro
2ª - Tudo de mentirinha: o filme foi gravado inteiramente em estúdios e com fundo azul. Os grandiosos cenários são todos digitais.

Nenhum comentário: